Este blog serve de suporte as aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Professora Heloisa Louzada.
Aqui serão postados assuntos relacionados as aulas e todos os estudantes são convidados a participar deste blog e a deixar seus comentários aqui.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Questionário 1

        Após a realização da ATIVIDADE 1, responda ao questionário a seguir:



          Alunos, é muito importante a avaliação de vocês sobre o projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido nas aulas de Ciências.




quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Biotecnologia (Texto 2)

Biotecnologia


     A biotecnologia nada mais é do que a exploração de processos biomoleculares/agentes biológicos (células, moléculas, organelas) no desenvolvimento de novos produtos, alimentos ou medicamentos. Embora ainda assuste o senso comum, com a imagem mítica de que a manipulação de organismos pode ser maléfica à saúde, as técnicas empregadas nessa área não somente não causam dano algum à saúde humana, como podem ser o ponto de partida para a descoberta da cura de muitas doenças e melhora substancial na qualidade de vida das pessoas. 
      Embora o termo “biotecnologia” esteja na moda nos dias de hoje, o uso de organismos vivos ou sistemas biológicos na obtenção de melhor colheita ou otimização da produção bovina é um recurso amplamente utilizado desde a antiguidade. Os primeiros vestígios do uso da biotecnologia na produção de alimentos datam de cerca de 6.000 a.C., quando sumérios e babilônios manipulavam leveduras para produzir bebidas (próximas do que chamamos hoje de cerveja). Assim como a biotecnologia, as técnicas de engenharia genética ganharam forte importância na sociedade moderna a partir dos anos 80, quando os cientistas tornaram-se capazes de transferir informações genéticas de um organismo para outro, promovendo a produção de alimentos mais saudáveis e ricos em nutrientes, medicamentos de toda a espécie, além de produção de floras adaptadas em diversos ambientes. A engenharia genética (que envolve a troca de genes) e a biotecnologia (usa processos naturais, puramente biológicos) passaram, desde então, a ter papel preponderante na melhora de vida dos seres humanos. 

Fonte: <http://www.superbac.com.br/saiba-tudo-sobre-biotecnologia/> – texto adaptado pela professora. 


Após ler o texto, os estudantes devem responder as questões a seguir:
1)           A Biotecnologia é uma ciência nova? Justifique.
2)           Segundo o texto, a manipulação de seres vivos faz bem ou mal à saúde?
3)           Quais os principais exemplos dados no texto de uso da biotecnologia?
4)           Por que a biotecnologia é importante na sociedade moderna? 
5)     Em sua opinião, a biotecnologia melhora a vida dos seres vivos? Por quê?

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Biotecnologia (Texto para a Atividade 1)



Biotecnologia na medicina: Avanços para a saúde humana e questões éticas




    Nas últimas décadas o avanço tecnológico que estamos sendo submetidos mostra muitos benefícios para a informática e para o avanço de novas tecnologias para o dia a dia.
      A biotecnologia pode ser vista, muito mais como uma nova ciência que teve origem na medicina tradicional, trazendo benefícios de grande impacto para os mais variados tipos de problemas, que antes não tinham uma solução.
     Alguns exemplos da biotecnologia na medicina estão na manipulação de células e proteínas para a criação de vacinas, no manuseio de embriões humanos para a fecundação artificial. Existem tratamentos, que permitem a fecundação com eficiência em pacientes com problemas de infertilidade ou dificuldade para engravidar. Já existem estudos que podem trazer uma realidade quase semelhante à de filmes de ficção científica, exemplo está na criação de novos órgãos humanos, a partir de células tronco. Tornando todo o sistema de doação de órgãos mais eficaz e ágil.
    Uma questão que vem sido debatida muitas vezes, com relação à manipulação de embriões humanos, é a seguinte: “a manipulação de embriões humanos, pode ser realizada sem afetar a ética básica existente na medicina, visto que um embrião pode ser caracterizado como o prelúdio da vida?”. Essa é apenas uma, das muitas questões que são levantadas com relação biotecnologia na medicina. Outra seria o desconhecimento, por parte dos cientistas, de prejuízos que nós podemos enfrentar com a utilização de alimentos geneticamente aprimorados (alimentos transgênicos). Inicia-se assim mais um debate de cunho ético, biológico, filosófico, que provavelmente não terá fim, se é que podemos chegar a uma resposta para todas estas questões.
      A biotecnologia na medicina trouxe novos tratamentos a doenças que até pouco tempo eram consideradas incuráveis, e que hoje, se diagnosticadas prematuramente, podem ter índices de cura elevados, o câncer é um exemplo fiel de como o diagnóstico e tratamento continuam a se aprimorar. 

     Já existe uma grande variedade de produtos para doenças crônicas e raras, como alguns tipos de cancro, hepatite C, insuficiência renal crônica, hemofilia, diabetes, deficiência de crescimento, esclerose múltipla e outras.


       Após ler o texto, vocês devem pesquisar na internet e/ou no dicionário as palavras que desconhecem e anotá-las no caderno.