Este blog serve de suporte as aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Professora Heloisa Louzada.
Aqui serão postados assuntos relacionados as aulas e todos os estudantes são convidados a participar deste blog e a deixar seus comentários aqui.

domingo, 12 de julho de 2015

Vídeos de Ciências

       Os vídeos a seguir auxiliam na compreensão de conceitos estudados em Ciências do 9º ano.
   O vídeo sobre Cinemática relaciona conceitos de Física como movimento, referencial, velocidade média, aceleração e queda livre e tem o intuito de relacionar os conceitos teóricos com a prática do dia a dia dos estudantes. 
    


     O vídeo sobre Estrutura e Semelhança Atômica refere-se a conceitos de Química que parecem deslocados e sem sentido, mas que precisam ser aprendidos e que também apresentam relação com a vida dos estudantes.

 


         Os vídeos proporcionam aos estudantes conhecer os conceitos científicos de forma diferente e contextualizada.
        O uso de novas metodologias como, por exemplo, os recursos audiovisuais no processo de aprendizagem dos estudantes estão de acordo com a atualidade, na qual a escola deve evidenciar a realidade dos estudantes e proporcionar a eles atividades que possibilitem a formação integral dos mesmos.
          De acordo com Silva[1] (2012, p. 190):
O vídeo traz uma forma multilinguística de superposição de códigos e significações, predominantemente audiovisuais, apoiada no discurso verbal-escrito, partindo do concreto, do visível, do imediato. A linguagem audiovisual desenvolve múltiplas atitudes perceptivas, pois solicita constantemente a imaginação.
                                                                  




[1] SILVA, José Luiz da; et. al. A utilização de vídeos didáticos nas aulas de Química. Química Nova na Escola. v. 34, n. 4, p. 189-200, nov. 2012.