Este blog serve de suporte as aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Professora Heloisa Louzada.
Aqui serão postados assuntos relacionados as aulas e todos os estudantes são convidados a participar deste blog e a deixar seus comentários aqui.

domingo, 31 de agosto de 2014

Estudo da Força - Física

Conceito de Força
Chama-se força qualquer agente capaz de modificar em um corpo o seu estado de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme.

Uma força é caracterizada não só o seu valor numérico, mas também a sua direção e o seu sentido. Consequentemente força é vetor.

Força-Peso
Quando falamos em movimento vertical, introduzimos um conceito de aceleração da gravidade, que sempre atua no sentido a aproximar os corpos em relação à superfície.

Relacionando com a 2ª Lei de Newton, se um corpo de massa m, sofre a aceleração da gravidade, quando aplicada a ele o principio fundamental da dinâmica poderemos dizer que:

F = m . g

A esta força, chamamos Força Peso, e podemos expressá-la como:

P = m . g



O Peso de um corpo é a força com que a Terra o atrai, podendo ser váriável, quando a gravidade variar, ou seja, quando não estamos nas proximidades da Terra.
A massa de um corpo, por sua vez, é constante, ou seja, não varia.
Existe uma unidade muito utilizada pela indústria, principalmente quando tratamos de força peso, que é o kilograma-força, que por definição é:
1kgf é o peso de um corpo de massa 1kg submetido a aceleração da gravidade de 9,8m/s².

Exemplo:
Qual o peso de um corpo de massa igual a 10kg:

(a) Na superfície da Terra (g=9,8m/s²);
PT = m . g
PT = 10 . 9,8
PT = 98 N

(b) Na superfície de Marte (g=3,724m/s²).
PM = m . g
PM = 10 . 3,724
PM = 37,24 N
Força Resultante

Para encontrar a força resultante de duas forças que atuam em um corpo, é preciso fazer as seguintes considerações:
  • Se as forças tiverem a mesma direção e sentido, a força resultante terá intensidade igual à soma das intensidades das forças iniciais e mesma direção e sentido destas.
  • Se as forças tiverem mesma direção e sentidos opostos, a força resultante terá intensidade igual à diferença das intensidades das forças iniciais, mesma direção delas e sentido da força de maior intensidade.








quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Tabela Periódica dos Elementos - Química

        A Tabela Periódica dos Elementos Químicos é o nosso conteúdo do 3º Bimestre de Química e foi apresentada para vocês pelos alunos do Curso de Ciências da Natureza da Unipampa.
       Aqui estão disponíveis o conteúdo, os slides e o vídeo que eles passaram para vocês. Espero que este material auxilie a todos na hora de estudar.