Este blog serve de suporte as aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Professora Heloisa Louzada.
Aqui serão postados assuntos relacionados as aulas e todos os estudantes são convidados a participar deste blog e a deixar seus comentários aqui.

terça-feira, 30 de março de 2010

Abundância dos Elementos Químicos


Composição da Crosta Terrestre em termos de número de átomos do elemento por cada 1.000.000 de átomos de Silício
Abundância na Água do Mar dos Contituintes Majoritário


Abundância Crosta Terrestre e Corpo Humano Elementos Majoritários
Composição química do Ar Atmosférico em Porcentagem (%) Volumétrica.


Estudando química

Estudando química
Saber como estudar é a chave para aprender química. A maioria de vocês tem tempo limitado. Estudo efetivo envolve fazer o melhor uso desse tempo.
Seguir algumas dicas pode ajudar em química e nas demais disciplinas.
Organização é um importante fator de estudo. Selecione um tempo regular e use-o para estudar. Escolha o momento em que você esteja mais alerta. Não tente estudar na cama antes de dormir. Estudar é trabalhar duro. Escolha um lugar isolado de trabalho com boa iluminação.
Se sua casa é barulhenta, você deve permanecer na escola, procurando, por exemplo, a biblioteca.
Concentre-se inteiramente naquilo que você estuda. O objetivo do estudo é assimilar o que foi tratado em aula, para efetivamente crescer no conhecimento. Embora possa ser difícil, tente não pensar em problemas pessoais enquanto estuda.
Estude para aprender idéias e não apenas para cobrir um número de páginas específicas. Enquanto você lê, pense sobre estas idéias, relacione-as com outras anteriormente estudadas e até com sua própria vivência (o laboratório ajuda bastante neste momento). Enquanto você aprende nova matéria, tente organizá-la num padrão, adaptando-a à estrutura do curso.
Organizar idéias é tão importante quanto organizar seu tempo.
Repetição é também básico para aprender. Estudar por muitos curtos períodos é melhor do que uma longa sessão de estudo porque o capacita a rever matéria passada. Portanto, tente estudar química por uma hora diária e não um dia todo no fim de semana.
Exercite-se na resolução dos problemas que são trabalhados no texto. Você não pode aprender algo apenas olhando como alguém o faz. Você deve fazê-lo por si próprio. Depois de estudar um exemplo, copie a questão, feche o livro e tente resolver o problema por si só.
Se você puder resolvê-lo, então tente problemas adicionais para reforçar suas habilidades. Se você tiver dificuldade, volte ao texto e descubra o que errou. Depois, tente novamente. Há outras ferramentas que você pode descobrir, e não esqueça que o professor é seu
parceiro, portanto não acumule dúvidas, esclareça-as o mais rápido possível.
Bons estudos!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Canção do Vestibulando

Tabela Periódica



A Química do Amor
Você já ouviu esta frase: Rolou uma química entre nós! Será que existe mesmo uma explicação científica para o amor?
O sentimento não afeta só o nosso ego de forma figurada, mas está presente de forma mais concreta, produz reações visíveis em nosso corpo inteiro. Se não fosse assim como explicar as mãos suando, coração acelerado, respiração pesada, olhar perdido (tipo "peixe morto"), o ficar rubro quando se está perto do ser amado? Afinal, o amor tem algo a ver com a Química?
Na verdade O AMOR É QUÍMICA!
Todos os sintomas relatados acima têm uma explicação científica: são causados por um fluxo de substâncias químicas fabricadas no corpo da pessoa apaixonada. Entre essas substâncias estão: adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, dopamina, oxitocina, a serotonina e as endorfinas. Viu como são necessários vários hormônios para sentir aquela sensação maravilhosa quando se está amando? A dopamina produz a sensação de felicidade, a adrenalina causa a aceleração do coração e a excitação. A noradrenalina é o hormônio responsável pelo desejo sexual entre um casal, nesse estágio é que se diz que existe uma verdadeira química, pois os corpos se misturam como elementos em uma reação química. Mas acontece que essa sensação pode não durar muito tempo, neste ponto os casais têm a impressão que o amor esfriou. Com o passar do tempo o organismo vai se acostumando e adquirindo resistência, passa a necessitar de doses cada vez maiores de substâncias químicas para provocar as mesmas sensações do início. É aí que entra os hormônios Ocitocina e Vasopressina, são eles os responsáveis pela atração que evolui para uma relação calma, duradoura e segura, afinal, o amor é eterno!






















Atomium

          O Atomium, uma estrutura metálica com 103 metros de altura, forma parte da paisagem de Bruxelas. O monumento foi criado pelos arquitetos André Waterkeyn e Joan Polack para a Exposição Universal de Bruxelas, em 1958, e representa uma molécula de ferro ampliada 165.000 milhões de vezes, com tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices. Além de apreciar sua impressionante imagem, é possível percorrer seu interior, passando pelos tubos e por seis das nove bolas gigantes que o formam. A esfera mais alta oferece uma boa vista panorâmica da cidade.